sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Alimentação e seus Cuidados


A Alimentação:


A saúde da ave depende, entre outros fatores, de uma dieta saudável.  Uma boa parte das doenças das quais a ave pode ser acometida é decorrente de uma alimentação deficiente, pobre em nutrientes essenciais como cálcio e vitaminas, o que leva à baixa absorção e aproveitamento dessas substâncias, queda imunológica do organismo, refletindo na saúde da ave e, consequentemente, no tempo de vida.
Aves mantidas em cativeiro devem receber uma alimentação adequada, próxima a que teriam à sua disposição na natureza.  Um dieta à base apenas de sementes é pobre em nível nutricional, por essa razão precisa ser complementada com frutas, verduras, farinhada de ovo, suplementos vitamínicos, etc.  Além disso, as sementes são ricas em proteínas, portanto, não pode ser a única fonte de alimento.

Principais Sementes:

A mistura básica de sementes para calopsitas é composta de painço (50%), alpiste (30%), aveia sem casca (15%), girassol (5%). Esta é uma proporção aproximada.  Outras sementes podem fazer parte dessa composição como : trigo mourisco, cártamo, níger, por exemplo.



Deve-se tomar cuidado ao adquirir sementes, observando brilho, maciez, coloração, limpeza, se há cheiro de mofo, etc., seja à granel ou embalagem fechada.   Procure adquirir sementes em loja de grande circulação de mercadoria, pois sementes estocadas por muito tempo perdem suas propriedades e ficam sujeitas a fungos, que causam intoxicação na ave.  
Se você tem poucas aves, é mais interessante comprar a mistura de sementes vendidas em embalagens fechadas e, mesmo assim, sempre verifique a qualidade da mistura antes de fornecer à ave.  Se você perceber carunchos no meio das sementes ou que seu aspecto não está bom, não forneça à ave em hipótese nenhuma.


Mix de Sementes
Nunca dê à sua ave :   abacate, chocolate, café, leite, chá, tomate, alimento com sal, feijão, sementes de maçã.

"A semente da maçã e outras espécies relacionadas como pessego, cereja, etc possuem cianoglicosídeos, ou seja, açúcares que quando digeridos liberam cianeto, uma substancia toxica para as hemácias e o transporte de oxigenio. Na verdade, nem nós deveríamos comer tais sementes! O problema é que pelo pequeno porte e peso, qualquer dose pode levar uma calopsita à intoxicação, coisa que dificilmente aconteceria com um humano. 
O abacate mexicano, aquele pequeno e com casca bem escura possue um ácido graxo (gordura) chamado persina que é toxico para aves e outros animais. Quando ingerido pode causar disritmia e síndrome respiratória aguda, podendo levar a ave ao obito dependendo da dose intoxicante. 
O outro abacate nacional, à priori não teria problema algum, caso fosse manejado em pouca quantidade devido ao alto teor de gordura, na dúvida, melhor não fornecer abacate à ave."
Fonte :  Dra. Claudia Niemeyer - Médica Veterinária


CONSEQUÊNCIAS DE DESEQUILÍBRIO NUTRICIONAL:

Deficiência de cálcio e vitamina D3 devido a alimentação baseada em sementes na totalidade.  A super nutrição é tão maléfica quanto a subnutrição, a dieta que contenha mais de 1% de cálcio e vitamina D3, assim como outros fatores não totalmente compreendidos, podem levar à doença renal.


                                      

Avitrin:







Sem comentários:

Enviar um comentário